18 de março de 2011

Consequências do maior terremoto da história do Japão nos animes...

Para fazer a cobertura da tragédia ocorrida no país, praticamente todas as emissoras se uniram para cobrir o acidente e informar a população. Alguns canais já estão normalizando sua programação, mas muitos animes e outros programas foram jogados para segundo plano.

Animes podem não ficar prontos a tempo, outros podem ser adiados e também ter seu número de episódios reduzidos para que roteiros programados possam ser cumpridos. 

Além disso, a censura, e até mesmo o cancelamento, pode ocorrer, dependendo do tema da obra. Qualquer uma que retrate terremotos, tsunamis, radiação ou algo relacionado, poderá sofrer consequências até que a angustia e tristeza do maior desastre natural do Japão passe. Até mesmo poderes especiais do tipo terremoto não estão livres da censura, como os de Shirohige de One Piece

O episódio dez de Oniichan no Koto Nanka Zenzen Sukijanaindakarane! que continha uma cena o­nde os personagens eram engolidos por um tsunami foi milagrosamente transmitido por uma emissora, mas provavelmente porque esta não teve tempo de fazer uma checagem. Outras emissoras resolveram suspender a transmissão desse episódio.

Cena do tsunami em Oniichan no Koto Nanka Zenzen Sukijanaindakarane!

Como mais um exemplo, temos Coppelion, um mangá que retrata a contaminação da população por um acidente em uma usina nuclear em Tóquio. A catástrofe fez a autora, Inoue Tomonori, se preocupar com futuras publicações de seu trabalho, mas a editora Kodansha já informou que as publicações não serão canceladas.

Apesar de nossa vontade de devorar animes, vamos esperar pacientemente, que esta tão magnífica nação consiga se recuperar dos impactos sofridos e que este incidente possa ser lembrado não como a maior catástrofe do país, mas como o maior momento de superação da população japonesa.

2 comentários:

  1. Olá, eu sou do blog Vampire Academy Brasil
    e vim dizer que aceitamos a parceria, e que seu button já está no blog ^^

    ResponderExcluir