25 de fevereiro de 2011

SOBRE O AI!: O que quer dizer ITADAKIMASU?

E aí? Gostando dos posts?


Sinti necessidade de explicar um pouco sobre o nome do blog. Acho que não tive muitas dúvidas sobre qual nome dar para ele. Simplismente veio e pronto! Ta decidido!


Desde que comecei a ver animes, mesmo com net lenta, escola e tals, fui frenético em assistir episódios! Eu quase os devorava, era a impressão que tinha.

Por pensar que muitos outros faziam isso da mesma forma que eu, pensei no belo dia que o Ai! nasceu: A quem devo agradecer antes de me alimentar de tanto animes? Imediatamente pensei em ITADAKIMASU e muita coisa com veio junto em minha mente. Como iria fazer o slogan, o banner, as cores, o I em forma de exclamação invertida...

Mas, para quem ainda não sabe, aí vai uma pequena descrição deste termo tão importante aqui no blog! 
No Japão, todas as crianças entre seis a onze anos de idade, que frequentam as escolas públicas pronunciam essa palavra pelo menos uma vez ao dia. Geralmente pronunciam a palavra sentadas nas suas carteiras, na própria sala de aula com a bandeja do "kyuushoku" (almoço escolar).

Quando convidados a almoçar em algum lugar, a palavra é considerada etiqueta social  e imprescindível.

Depois de adulto, itadakimasu passa a ser uma palavra utilizada de acordo com o comportamento do acompanhante. Se a pessoa a pronuncia, é adequado fazer o mesmo.
  
A palavra pode ser entendida como uma prece de agradecimento e reconhecimento às vidas que foram sacrificadas para dar continuidade à nossa vida. É um obrigado à vida dos grãos de arroz que não produziram outras vidas, um obrigado às abelhas que polinizaram os grãos, ao trabalho do lavrador que cultivou o arroz, às mãos que trouxeram o arroz até a nossa mesa.
A palavra é do dicionário Shinto, a mais antiga crença japonesa. E como uma prece, é costume no Japão juntar as palmas das mãos e abaixar levemente a cabeça ao dizermos itadakimasu.

Agradecer a comida não é típico somente na cultura japonesa. É sabido que cristãos, judaicos, islâmicos também o fazem. O que é específico do itadakimasu é que esta palavra coloca as  plantas, animais e o homem em um mesmo plano de importância.

Que tal então, hoje, antes de colocar qualquer coisa na boca, juntar às palmas das mãos, abaixar a cabeça e fazer a prece Itadakimasu?!

 Um grande abraço!

0 comentários:

Postar um comentário